Jantando na Bélgica

Seguindo o estilo do post sobre café da manhã e sobre almoço, tá na hora de falar sobre a janta não é?!
Geralmente, o jantar é a única refeição em que comemos comida “de verdade” e realmente é a refeição principal dos belgas (com direito à sobremesa e tudo mais).

Para falar sobre a comida na Bélgica vocês devem entender o seguinte: a batata é o arroz com feijão deles. Ou seja, em refeições tradicionais, a batata SEMPRE estará presente de uma forma ou de outra.
Outra coisa: batata frita não é considerado um acompanhamento, fritar a batata é uma forma de prepará-la, portanto é considerada o arroz com feijão do prato.
Eu não vou entrar no mérito da batata frita. Realmente as melhores batata fritas que eu já comi foram feitas aqui (pq tem todo um processo de como fritar a batata – temperatura/tempo/ciclos), mas eu não conheço o mundo inteiro, então não gosto de dizer que “a melhor batata frita do mundo é belga”.
Um jantar tradicional e típico belga é constituído de batatas, um tipo de carne, algum tipo de molho e uma verdura refogada/cozida ou salada.
Quatro exemplos:
- Biefstuk met friet (bife com batata frita = bife alto + batatas fritas + maionese para a batata frita + saladinha básica de folhas verdes)


Fonte

- Chipolata worst met bloemkool (linguiça chipolata com couve flor = linguiça chipolata + couve-flor cozida na água e sal + batatas cozidas na água e sal + molho branco)


(eu não achei a foto certa, mas pensa nessa foto com um purê de batatas normais, couve-flor cozida e molho branco por cima)
Fonte

- Biefstuk met XXXsaus (bife com algum tipo especial de molho = bife alto + molho de champignon/pimenta verde/bernaise/gravy + batatas fritas + saladinha)


Fonte

- Gehakt met purée en appelmoes (carne moída com purê de batatas e purê de maçã = carne moída refogada + purê de batatas + purê de maçãs)
(sorry, mas tb não acho fotos)

Esses são alguns exemplos de jantares normais e recorrentes, que você encontra em qualquer restaurante e em qualquer casa belga.

Outras estrelas em jantares são as comidas típicas:
- Mosselen met frieten (mexilhão com batata frita = mexilhão + batata frita + maionese para a batata frita)


Fonte

- Rode kool met chipolataworst (repolho vermelho com linguiça chipolata = repolho vermelho refogado e cozido com pedacinhos de maçã + linguiça chipolata + batatas cozidas)


Fonte

- Wortelstoemp (purê de cenoura = purê de cenoura + bife ou linguiça)


Fonte

- Stoofvlees (carne de panela = carne de panela com molho de cerveja + batatas fritas + maionese)

Fonte

- Tomaat crevette (tomate recheado com camarões do mar norte = tomate recheado com um patê feito de mini camarões e maionese + batatas fritas)


Fonte

A estrutura dos jantares é geralmente assim:
No outono e no inverno – sopa / prato principal / sobremesa
Na primavera e no verão – salada ou alguma outra entrada / prato principal / sobremesa

Quando eu reclamo que não se encontra nada nesse país sem maionese, vejam que não é exagero!
Obviamente, no dia a dia as pessoas tomam algumas decisões conscientes como, por exemplo, cortar a maionese do menu, ou diminuir a quantidade de batata frita consumida na semana, mas essas coisas sempre vão te perseguir aqui na Bélgica. Não tem como fugir.
Eu não sei muito sobre valores nutricionais, mas não acredito que a Bélgica seja exemplo de vida saudável (hello?! Eles comem panqueca doce como janta!!). O que compensa é a quantidade de frutas que a maioria deles come e a quantidade de sucos que eles bebem (se vc servir suco e refrigerante, a escolha geralmente vai ser pelo suco … principalmente se for suco fresco). Chá e iogurtes também são figurinhas carimbadas no dia a dia belga.
Antigamente eles não cozinhavam com óleo, só com manteiga e isso se mantém até hoje (tá certo que hoje em dia vc encontra azeites e óleos em qualquer esquina, à qualquer preço então a manteiga não impera absoluta, mas ela ainda está lá no topo da lista de ingredientes). Eles também não usam muito sal na comida (nem na batata frita) e raramente temperam as saladas como fazemos no Brasil (Mick fica pra morrer quando eu coloco sal nos tomates do meu prato).
No fim, seguir um cardápio tipicamente belga não é bem aconselhável (a não ser que vc seja uma daquelas pessoas sortudas que comem de tudo e não engordam uma grama), mas pelo menos uma vez por semana as pessoas comem algo bem típico, com direito à maionese, molhos cheios de crème de leite, batatas fritas, e tudo mais.

P.S.: os meus favoritos são stoofvlees, tomaat crevettes e mexilhões … uhmmmm.

10 comentários sobre “Jantando na Bélgica

  1. Isso sem falar que muita gente tem o menu da semana para o verão e o inverno e já sabem o que vão comer nas segundas, terças, etc…coisa mais sem graça! Só descobri isso depois de perceber que toda vez que comíamos na sogra no domingo era a tal da batata frita, steak (vegetariano no meu caso) e saladas, exatamente como vc falou. Eu sempre achei preço de frutas absurdamente caro aí, então lá em casa era raríssimo o suco fresco (já na Itália era o contrário e comíamos muitíssimo bem por um preço baixo). Bom saber que eu não sinto saudades de nadinha da Bélgica, nem das batatinhas :) Bjs

  2. Ah, fruta era uma variedade imensa: pera, maçã, maçã, pera….socorro! E falando da mania de fritar com manteiga, meus sogros não só fazem isso como ainda jogam em cima do steak o resto da manteiguinha que sobra na frigideira. Eu queria morrer quando vi eles fazendo isso em cima da minha comida!! Sempre pensei que meus sogros cozinhassem mal pra caramba, mas acho que o problema é o menu mesmo. Bjs

    • Hahahahahaha, é verdade! Eles usam a manteiga onde fritaram o bife, jogando por cima!!!
      E o costume de fritar bacon para o café da manhã e ficar passando o pão na gordurinha que sobra na frigideira??!!! Minhas artérias entopem só de ver!
      Na casa da sogra tb tem menu fixo durante a semana. Toda terça-feira é dia de comermos lá e SEMPRE é batata frita com steak, só muda a saladinha.
      Lá em casa eu não como frutas … mas Mick e Rafa conseguem passar o dia à base de frutas e mais nada (eu morro no processo!)

  3. Sério? Mesmo eu sendo vegetariana também morreria se tivesse que comer só frutas/saladinhas o dia inteiro! Me admiria que o povo aí seja magérrimo (deve ter alguma alteração no DNA, ahahha). Beijinhos e se divirta muito em Londres!

  4. Acho que eu também ia curtir esse tomaat crevettes, hein! Fiquei com fome. Hahaha!

  5. Que legal saber como é o jantar na Bélgica! Aqui na Suíça o jantar “quente” basicamente não existe…rs.. ou seja, é servido apenas em ocasiões especiais ou, of course, em restaurantes. Aqui temos o que é chamado de Abendbrot, ou seja, o pão da noite. As pessoas comem comida de verdade uma vez por dia, geralmente no almoço (alguns vivem mesmo de sanduiche..rs…).
    Fiz um acordo com o meu marido: em um jantar: pão, no outro dia comida de verdade!
    Muito legal esse blog.
    Abraços!!

  6. Pingback: Comidas na Bélgica « Sem pepino, por favor

  7. J’ai adoré sachant que la pomme de terre est le plat principal bélgica !

  8. interessante, sou neto de belga e espanhol, nao conheco nenhum desses paises ainda e meus habitos sao esses, mesmo em casa sendo educado com o tradicional arroz feijao e blablablarhg!, de manha eu como bacon, ovos e pao, almoco muita salada e sempre proteina seja carne ou tofu, fritura é somente com manteiga, até mesmo os ovos!
    a noite dou preferencia a sopas ou a sandwiches. Sou totalmente diferente do resto da casa que tem habitos “normais”, aprendi frances com 5 anos, aos 7 ja falava ingles muito bem. sou bizarro ou é herança genetico rsrsrsrs

  9. ah, sem contar que ao mesno 1x semana eu PRECISO comer frutos do mar… batata frita qse todos os dias. rsrsr muito doido]

Deixe uma resposta

