Finanças

Eu e Mick somos duas pessoas complicadas quando o assunto é dinheiro. Não pq temos interesses diferentes ou pq tenhamos algum hobby caríssimo (comprar maquiagem não qualifica como hobby!). Simplesmente somos impulsivos demais e, enquanto tiveer dinheiro na conta, estamos gastando.

Já vou dar um exemplo do que vai acontecer amanhã: vamos comprar umas coisinhas na Ikea para eu terminar de acertar o quarto da Rafa (‘terminar de acertar’ é wishfull thinking meu pq não tem nada nem começado e eu já tô indo comprar os toques finais). Passei a semana vendo catálogo da Ikea, visitando o site, fazendo listinha das coisas que eu realmente quero, das coisas que eu quero mas não cabem no quarto (merda de física!) e das coisas que eu quero comprar mas não vou usar. Fiz um budget todo acertadinho e coloquei que quero gastar no máximo 70 euros. Ontem a noite eu já aumentei a lista para 100 euros sem motivo aparente nenhum, mas pq eu acho que 70 é muito pouco (por mais que eu não tenha que comprar muitas coisas … na verdade, eu tenho que comprar um cortinado que custa 13 euros e um tapete que custa 15 euros). Eu aposto com qq um que, mesmo com a lista, mesmo com budget e mesmo eu tentando me policiar desde agora pra não gastar muito, eu vou passar dos 100 euros!
Outro exemplo:

Ontem Mick foi comprar uma cadeirinha nova pro carro (pq agora estamos com dois carros –company car- e o Mick vai levar a Rafa pra escola enquanto eu vou buscar). Tínhamos decidido o modelo, o preço e a cor. Fizemos pesquisas para saber quais eram as melhores, quais eram as overpriced só por causa do nome (hj em dia eu tenho juízo pra não gastar 600 euros numa cadeirinha da MaxiCosi quando a da BebéConfort de 300 euros passou nos mesmos testes e tem o mesmo material e tecido!), e os tipos de tecido (criança fresca como a minha não suporta ficar com a mão suja de nada, então ela limpa tudo na cadeirinha). Decidimos uma cadeirinha da GRACO, marrom com detalhes rosa.

Mick me ligou da loja dizendo que a cadeirinha não era segura (isso pq a mulher da loja tava discutindo com ele que, em questão de segurança, todas elas eram iguais pq haviam passado pelos mesmos testes) e que ele queria comprar a cadeirinha da MaxiCosi pq parecia melhor e a marca era conhecida e talz (como se ele soubesse de TUDO sobre marcas de cadeirinha de bebê/criança! Ahh, e não custou 600 euros não, tá?! O preço aí em cima é fictício). Okay! Iria ultrapassar a budget mas nem tanto.

Quando cheguei em casa tinha: cadeirinha + banquinho de banheiro pra Rafa + um mini assento de vaso que vc adapta ao grande pra Rafa poder fazer pipi sozinha + uma chupeta nova (“pra arredondar o preço, ué”).

A noite eu falei pra Mick que queria fazer uma budget nova para as próximas semanas, mas colocando números bem reais. De resto era só nos educarmos. Ele me respondeu que ontem não queria fazer nada pq ele estava passando mal e tava com vontade de gastar esses dias. Agora me fala que tipo de desculpa é essa???!!!

 

Eu preciso de um daqueles financial coaches, sabe?! Aqueles que vão na Oprah de vez em quando. Ou então financial boot camp!

Deixe um comentário

