Trabalho – parte 2

Continuando a estória (lembrei do blog pq acabei de mandar um email com o português mais porco do mundo! E olha que eu sempre fui boa em português, gramática e redação =o/) …

 

Eu acho que o mais complicadinho de estar ralando para aprender uma língua e de estar dando a cara a tapa para poder mostrar a todos o seu esforço é que, de vez em quando, vc vai encontrar alguém que não está nem aí para vc e que te trata como a escória da humanidade te julgando pelo fato de vc ser estrangeira.

Qd pedi demissão do meu último emprego, meio que para me castigar por estar sendo ‘desleal’ à empresa o idiota do gerente de customer service (que sempre gostou de mim) pediu pro meu chefe deixar ele me colocar no departamento dele pq estavam understaffed. A vontade dele foi feita e ele resolveu me dar todos os casos problemáticos que estavam pendente há meses! Exatamente por isso o tipo de cliente com quem eu me relacionava mudou: eu passei a conversar com neguinho em funções ingratas, desgatantes e estressantes que não tinham a mínima paciência pra nada.

Umas duas ou três vezes eu tive que engolir coisas do tipo “me passa para alguém que saiba pelo menos falar” quando não resolvia o problema exatamente como a pessoa queria (isso pq era claro desde o início que decissão nenhuma partiria de mim). Já teve neguinho desligando na minha cara irritado com um problema e ligando para o tal gerente dizendo que eu tinha ‘messed up’ determinado embarque pq não o havia entendido e que não aceitaria responsabilidade por custo A ou B (qd eu tinha toda uma correspondência por email EM HOLANDÊS provando o contrário), e ainda neguinho dizendo que não iria falar comigo por eu não ser belga, sem sequer me dar a oportunidade de tentar ajudar em algo. Felizmente esses casos são mínimos, mas acabam com auto-estima de qualquer ser humano!

No emprego novo alguns clientes franceses me perguntam o motivo de eu não falar francês (pq tudo ao redor do mundo gira em torno da França hehehe), mas eles não me impregnam tanto, logo entendem e se conformam em ter que falar inglês comigo.

 

Eu acho que o mais importante é que quando uma pessoa te contrata ela sabe exatamente onde está se metendo, já teve uma ou duas entrevistas contigo onde vc mostrou o seu holandês ou qq outra língua, não tem pq ficar com vergonha depois que começar ou ficar com medo de não subir na carreira pq o holandês não é 100% (te garanto que seu gerente/diretor sabia disso desde o início). Eu faço o que eu acredito ser o melhor: encaro meus defeitos e não tento esconder. Se eu não sei algo, eu falo em inglês (se não quero perder o fio da meada) ou pergunto para quem estiver do meu lado.

Na minha primeira semana aqui tive que planejar minha primeira staff meeting e na hora que eu subi pra reunião eu estava tremendo pensando em como que eu iria entender e me fazer entender perante um monte de gente que eu nunca havia visto antes e que deveriam me enxergar como a líder do grupinho deles. Primeira reunião foi péssima, eu quase não falei. Perguntei o que tinha que perguntar, anotei tudo o que foi dito mas não consegui fazer os remarks que queria. Fiquei p*ta comigo mesma e marquei a segunda reunião para o dia seguinte, nessa reunião eu passei a encarar todos como pessoas normais e que estariam ralando do mesmo jeito se quisessem falar a minha língua mãe. Depois de começar a enxergá-los como pessoas individuais e não como um grupo ou título, tudo melhorou. Erro pra caramba ainda, tenho certeza, mas quem é que não erra?? ;o)

 

2 comentários sobre “Trabalho – parte 2

  1. Palmas para minha amiga 🙂

    Fée, parabéns por essa força e garra amiga.
    Vc tá certa, não devemo ster medo de ninguém e sim saber respeitar o outro. Eu sempre digo, se eu tivesse medo de pessoas, não sairia da barriga da minha mãe:)
    Bjokas

  2. Olha eu aqui atrasada… heheh… é isso aí Fee, com a sua força de vontade e da maneira como vc está lidando com as coisas no trabalho tenho certeza que vc chegará longe. Estamos aqui torcendo por vc!

    Beijão

Deixe um comentário

