Dúvidas

No Dashboard do WordPress vc pode ver quais foram os termos procurados em motores de busca (Google, etc) que levaram alguem ao seu blog.
Todos os dias vc encontra coisas engraçadas (para mim o top é a quantidade de pessoas que acham que o Google é uma espécie de guru e pergunta coisas do tipo “eu conheci um belga e agora?”), mas sempre tem perguntas ou termos que aparecem pelo menos uma vez por semana. E, pensando nisso, resolvi responder algumas perguntas para ajudar ao povo desavisado que vem parar aqui:

1 – Como ir de Amsterdam/Rotterdam para Brugge (Bruges)?
Talvez o povo que mora na Holanda tenha respostas mais corretas já que eu nunca fiz o trajeto Rotterdam ou Amsterdam para Brugge, mas dá para responder com segurança:
Considerando que eu estou falando com algum turista que não está na Holanda de carro, a melhor maneira de ir para Brugge é de trem.
Tanto na Bélgica quanto na Holanda vc encontra várias opções de empresas férreas e, geralmente, vários trens partindo por dia.
Para vcs terem uma idéia: fazendo uma pesquisa na belga NMBS, uma viagem de Amsterdam (estação central) para Brugge (estação St. Pieters) dura uma média de 4h20min (a viagem é feita com parada na Antuérpia) e custa 86 euros por adulto (2a classe), por trecho.
Se vc vai passar alguns dias na Holanda e quer ir para Brugge depois não precisa de desespero para comprar as passagens de trem pq a oferta é grande, mas eu certamente não deixaria para comprar na última hora pq existe o risco de vc não conseguir um trem no horário mais ideal.

Se vc está com um carro na Holanda e quer ir para Brugge eu aconselharia a dar uma olhada no site MAPPY.

2 – Como cruzar o Canal da Mancha?
Isso eu já escrevi AQUI.
Só não se esqueça que, se resolver ir de ferry, leve em conta que vc pode pegar o mar agitado e passar 1h30min balançando dentro do “barco” (como que se fala ferry em português???). Levem remédios contra enjôo caso tenham estômagos sensíveis.

3 – Eu passo por posto alfandegário saindo da Bélgica/França para a Inglaterra?
Sim!!!! E eles fazem várias perguntas.
Eu NUNCA tive problemas pra entrar na Europa, independente do país por onde eu entro (se eu estou com a Rafa é mais fácil ainda pq eu apresento o passaporte dela junto com o meu). Nunca passei por nada mais rígido num posto alfandegário, mas isso foi até irmos para Londres.
De trem saindo de Bruxelas: vc preenche um papelzinho de “non-EU resident” mesmo que vc more aqui há anos (o que eu não acho claro. Eles deveriam especificar que o papelzinho a ser preenchido é para “non-EU citizens” e evitar confusões). No papelzinho vc informa o motivo da viagem, hotel onde vai ficar e quantos dias.
No guichê do guarda ele me perguntou se eu conhecia alguém por lá, leu meu papelzinho, pediu minha carteira de identidade belga e me deixou passar.

De ferry embarcando em Callais: vc passa pela alfândega dentro carro. Preenche o mesmo papelzinho, apresenta o passaporte, mostra a confirmação de reserva do hotel e responde as perguntas feitas pelo guarda.
Foi onde eu mais tive “problemas”. E olha que eu estava no carro com Rafa e Mick!!!
O guarda me perguntou há quanto tempo eu morava na Bélgica, o motivo de estar aqui (quase respondi: olha o motivo sentado na cadeirinha no banco de trás), se eu trabalhava, com o que eu trabalhava, qual era a minha função e há quanto tempo eu trabalhava. Eu, burra, ao invés de dizer que estava indo a turismo, disse que ia encontrar uma amiga. Aí pronto, ele queria saber se a amiga era brasileira, há quanto tempo morava na Inglaterra, se era casada com algum inglês e por aí vai.
Achei que ele nunca ia me deixar passar mas, mesmo eu respondendo que minha amiga era sim brasileira e casada com um inglês (Mick tava querendo me matar pra eu calar a boca e parar de ficar explicando minha vida pro cara), ele me deixou passar (eu já estava preparada para apresentar meu cartão do banco e a cópia do meu pagamento, que tinha recebido no escritório naquele dia).

Não é assim com todo mundo, mas se vc estiver passeando pela Europa continental e quiser atravessar o canal de um jeito ou de outro, fique preparado pq a alfândega inglesa me parece ser bem mais “encrenqueira” do que no continente.
Obs.: cidadões da União Européia não precisam levar ou apresentar seus passaportes de viagem, a carteira de identidade é suficiente (Mick e Rafa passaram sem apresentação dos passaportes – Mick nem tinha levado!).

4 – Como decidir se devo ter filhos?
Se vc encontrar uma fórmula, vc me avisa por favor???

>> quando eu chegar em casa eu posto fotos de hoje.

5 comentários sobre “Dúvidas

  1. Oi Fee, também nunca tive problema algum para entrar em nenhum país Europeu mas na Inglaterra em todas as 5 vezes que fui e que estava com o Barry tive que responder milhões de perguntas. Já li até uma reportagem que os guardas da imigração ingleses são em sua maioria preconceituosos e dependendo do seu humor no dia eles barram gente até porque não gostaram de sua roupa ou sapato. Fiquei escandalizada!! O negócio é ter paciência, responder tudinho o que eles perguntam que tudo dá certo. Mas a entrada de brasileiros não é garantida pois já ouvi casos de várias pessoas que tiveram que voltar do aeroporto mesmo.
    Quanto ao post de ontem (não deu prá postar ontem pois cheguei de Vix) eu adorei o teste que você fez com a sombra da Mac e a lilás… acho que pelo menos embaixo deu uma fechada no tom e talvez para o dia seja realmente melhor dar uma esfumaçada com uma cor que não seja preto… cada dia você fica mais fera, daqui a pouco estará nos dando aulas de make. Beijão

  2. ha, ha, ha, a amiga se chama Flavia? Eu vejo o lado deles, mas acho que eles implicam com as pessoas erradas, enquanto deviam estar se concentrando com outras coisas.

    bjs

  3. de roterdam pra brugges eu fui de carro, ia te encontra la,lembra?mas nao deu certo

  4. Bom, você sabe tudo o que já passei com essa imigração da Inglaterra! Até hoje, com visto de casada, eles me enchem de perguntas. E raramente são educados… Mas enfim, um dia serei cidadã Britânica e passarei de nariz empinadésimo. Serei a pessoa mais arrogante do mundo.
    Afinal… quando é que vc vai postar de novo hein?? Beijoca

Deixe um comentário

