Bélgica: Café da manhã

Eu já comentei aqui que temos uma pequena tradição lá em casa: aos domingos nós temos um café da manhã bem típico da Bélgica (pelo menos da parte Flamenga … não sei o que é típico na parte de Wallonië).
Além de ser uma tradição lá em casa, café da manhã aos domingos é um costume no país inteiro. As famílias (= pessoas que moram na mesma casa) se reúnem para uma refeição de ‘comidas’ bem típicas.
A mesa *sempre* tem café, chá, leite, pãezinhos parecidos com o nosso francês (chamados pistole’s) e koffiekoeken ou croissant (ou os dois). E ainda milhares de opções de recheio para os pães.
Eu acho que café da manhã belga deveria ser considerado uma experiência turística pq é realmente um acontecimento à parte (toda vez que alguém vem nos visitar eu faço questão de apresentar essa ‘tradição’).

Comecemos pelas padarias:
Nossa padaria favorita fica à 20 minutos de casa (de carro!) no bairro onde morávamos antes (que é onde a mãe do Mick mora e onde fica a escola da Rafa).
Tipo, se vcs acham que 20 minutos de carro para ir “comprar pão” é um exagero, o que vcs acham de esperar na fila do lado de fora por uns 15 minutos (no verão E no inverno!)???
A padaria fica tão cheia que a fila se prolonga pela calçada e vc tem que ficar lá esperando. No verão é tranquilo, triste é quando tá chovendo e fazendo um frio desumano.
Isso é bem normal e nem sei mais quantas vezes eu ou Mick quase congelamos esperando na fila. Mas todo mundo concorda que vale a pena (pq eu nunca vi ninguém desistindo da missão).

Tirando a distância, padaria na Bélgica tem um conceito bem diferente daquelas do Brasil. Pra começo de conversa, geralmente não se vende bebidas ou acompanhantes para o pão (queijo, etc). E segundo que eles levam MUITO a sério a questão da decoração.
Terceiro: se preparem para ver a maior concentração de açúcar e manteiga que vcs já viram!


koffiekoeken no fundo


não existe lugar nesse país onde vc não se encontre rodeado por bombons


koffiekoeken

* eu queria tirar fotos da decoração de dia dos namorados, mas eu MORRO de vergonha de tirar fotos assim e a câmera não tava ajudando – tadinha, estava dando seus últimos suspiros.

Nossos favoritos:
– Koffiekoek recheado de creme com cobertura de chocolate (tradução: é uma massa folhada recheada com um creme de baunilha não muito doce e coberto com uma camada de chocolate ao leite)


(eu sei, a foto tá péssima. Mas façam um esforço. Essa foto foi do prato da Rafa e ela estava me apressando … pra acabar não comendo!)

Um dia estava assistindo à um programa de culinária belga e o chefe estava ensinando a fazer a massa base de koffiekoen. Juro que dá vontade de chorar quando vc vê a quantidade de manteiga que é preciso para fazer esse tipo de massa folhada.
Aí vc ainda tem que somar o chocolate e o creme … afff.

Caso os koffiekoeken de chocolate&creme tenham acabado, nós compramos koffiekoek de frangipan que é uma espécie de farofa de amêndoas bem molhada que serve de recheio.
Ou appelflap que é basicamente a mesma massa, recheada de maçã e canela e coberta de açúcar cristal ou açúcar de confeiteiro.


koffiekoeken de frangipan e appelflap (esse triangular) com açúcar cristal

– Pistole
Parece nosso pão francês mas é menos massento e e mais crocante.
Eu gosto de pães massentos, então é de se entender que eu demorei ANOS para realmente “enjoy” um pistole.

– Charcuterie (= aquilo que vc usa para rechear o seu pão, ex.: queijo)
Eu sempre fui feliz no Brasil com a quantidade de opções de “recheio” de pão que se encontra por lá pq eu sou super fã de queijo branco fresco e de requeijão, mas Mick reclamava da falta de variedade.
Agora entedam: belga é um bicho mimado nesse sentido. São MUITAS opções em qq supermercado e açougues e isso vai bem além da diversidade de queijos (devido à influência francesa, queijo é tão comum e de fácil acesso quanto na própria França).
Lá em casa sempre tem os franceses roquefort e brie e o holandês gouda, sendo que esse último preferimos comprar fatiado na hora no supermercado.
Além disso sempre compramos preparé (que é um patê de gosto duvidoso de carne de bovina e suína com maionese e temperos típicos para isso – eu ODEIO, mas belga gosta e Mick não passa um domingo sem isso) e kipcurry (patê de frango desfiado com curry e maionese – que eu tb não suporto).
Quando Mick se enche de kipcurry ele compra komkommersla (= patê de pepino cortado em rodelas super finas com creme de leite e temperos … ou talvez seja maionese e temperos, não sei pq não como).
Terminando a visita ao supermercado, ainda compramos algum tipo de presunto curado sendo o meu preferido do momento o ‘filet d’anvers’ (por uns dois anos o meu favorito era o ‘ardeense hesp’).

Depois disso, 20 minutinhos até chegarmos em casa e é só comer!!!

P.S.: quando eu falo Bélgica, leia-se: parte Flamenga. Eu não sou muito fã da parte francesa então não posso falar muito.
P.S. 2: Rafa ainda não participa de toda comilança pq os horários são meio complicados. Então ela sempre toma seu leite de manhã, vai conosco até a padaria (se não estiver chovendo ou muito frio) e, quando chegamos em casa, ela come pão com Nutella ou a metade de um koffiekoek (depois ela passa a tarde comendo frutas).

8 comentários sobre “Bélgica: Café da manhã

  1. Adorei o post! Que delícia Fee! Pelo o que eu vejo o café da manhã de domingo tem cara um pouco de brunch, delícia! Eu sempre tive inveja das padarias belgas, elas são bem parecidas com as francesas (que tb são perfeitas) pois há muita variadade de pães e a qualidade é 100% melhor dos pães holandeses. Sempre que vamos a Bélgica ou França e passamos por alguma padaria compramos algo prá levar prá casa. E eu entendo que vocês esperem na porta para comprar pão, minha amiga que morava em Luxemburgo sempre fazia um estoque de pão para meses quando vinha visitar os sogros em Oostende. Vale muito a pena esperar, estocar e o melhor de tudo comer os pães belgas!! Beijão

  2. Oi Fee! Que eu saiba charcuterie diz respeito apenas à derivados da “carne”, tipo presunto, salames, e mesmo aqueles fatiados feitos de carne de cavalo (!!!). Sendo vegetariana, eu passo longe de tudo isso (normalmente vc compra charcuterie no açougue). Eu nunca entendi esta fascinação dos belgas com o pistolet, não acho nada demais, mas é verdade que tem ótimos pães por aí. Estes tipos de boulageries tb tem na França, é muito parecido, com a diferença que os franceses ainda são fiéis à baguette. Bjs

    • Então, segundo a mocinha do supermercado toda essa parte de “recheio” entra na categoria Charcuterie, com excessão dos queijos.
      Mas tipo, komkommersla (que é uma pasta, patê, sei lá o que, com pepino) tb é considerado charcuterie. Isso além dos embutidos, patês de carne (como o preparé) e os presuntos.
      A tradução literal do francês não é aplicada … como para metade das coisas que eles usam o francês aqui na Antuérpia.

  3. Amei ese post!!!Amei!Amei!!Ameiii!!Q vontade de ir nessa padariaaa!!!Que deliciiiaaa!!!

  4. Vivendo e aprendendo 🙂 Obrigada pelas explicações, o post ficou realmente ótimo!

  5. Querida,
    aproveite tudo 🙂 – aproveite por todas nós!
    Tudo isso parece muito delicioso!
    Enjoy!

  6. Nooooossa, que delícia! Babei! Sinto muita falta da Monte Líbano… Aqui não tem padaria como no Brasil. Ia virar uma bola se estivesse aí na Bélgica! Hahaha!

  7. Que legal encontrar esse blog! Super bacana as informações!
    Eu moro em Zürich e morro de vontade de tomar um brunch por aqui, mas sempre ficamos enrolando e assim o tempo vai passando.
    Me deu água na boca as fotos desses docinhos. Quando em morava em São Paulo de vez em quando antes do trabalho tomava um café mais caprichado em uma padaria super legal, mas aqui não tem muito disso, que eu saiba…
    Ai que fome me deu agora.

    ps: virei fã do seu blog.

    Abraços!!

Deixe um comentário

