A Bélgica e o bolo de maçã

Por algum motivo misterioso, não estamos conseguindo baixar as fotos da câmera para o computador.
Conseguimos baixar no laptop, mas no computador dá um erro de comunicação entre cabo usb e o sei-lá-o-que.
Mick vai comprar alguma coisa que lê o memory stick da câmera (ele me explicou o que era mas eu só computei o “reads” + “memory card” + “we can upload the pictures straight from the memory card”).
Portanto, as fotos do Brasil vão ser postadas com um pequeno atraso.

Enquanto isso vamos voltar para o meu assunto preferido do momento: Bélgica (= minha tentativa de mostrar um pouco mais sobre o país e seus costumes).
Quando fizer sol, eu vou dar uma volta pela Antuérpia, munida de câmera e paciência, para mostrar como a cidade é … enquanto o sol não dá as caras no final de semana, vou postando coisas interessantes sobre a Bélgica (o que geralmente gira em torno de comida … e vcs vão poder entender o motivo de eu ter que viver de dieta nesse lugar!).

Quando me perguntam uma comida típica da Bélgica, a primeira coisa que me vem à mente é: batata frita com maionese e bolo de maçã.
Batata frita com maionese vai virar assunto pra outro post (tenho que perder 3 kgs ainda e não vou passar perto de nenhum frituur até lá!!!).
Nesse post vamos falar sobre bolo de maçã (= appelcake ou appelgebak).

Pelo o pouco que sei sobre os EUA, acredito que o bolo de maçã está para a Bélgica, assim como a torta de maçã está para os EUA.
É uma coisa super comum, que vc encontra em todos os restaurantes e que sempre é a resposta mais simples para a pergunta “o que servir de sobremesa”.
Todo mundo que sabe fazer um purê nessa terra, sabe fazer o tal do bolo.
Minha sogra faz o melhor bolo de maçã que eu já comi mas até hoje não consegui reproduzir a receita (até pq ela faz tudo no olho e não toma medida de nada, então é lindo ela me explicando pela 244874623123454 vez como fazer o bendito bolo).
Por enquanto eu ainda não encontrei a minha receita perfeita, então fico modificando a receita básica para tentar chegar em um resultado parecido.
O ponto principal do bolo é: os pedaços de mação não podem afundar para o fundo da fôrma mas sim ficar “flutuando” no meio do bolo. Para isso vc tem que calcular certo a quantidade de maçãs, considerando a densidade da massa e o tamanho da fôrma.
Minha sogra sempre faz com maçãs cortadas em meia lua, que ficam na superfície do bolo. Eu prefiro assim pq o bolo em si fica menos molhado. Mas minhas maçãs insistem em afundar e ficar no meio do bolo (e se eu uso poucas, elas simplesmente afundam até o fundo)!!

O bolo aqui embaixo eu fiz para dar para uma amiga por isso não tem fotos dele cortado.

A receita foi a seguinte:

10 colher (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
½ xícara de açúcar
3 maçãs descascadas, sem sementes e cortadas em 8 pedaços
1 colher (sopa) de suco de limão
1 ½ xícara de trigo
1 ½ colher (sopa) de fermento em pó
½ de canela em pó
½ açúcar cristal
2 ovos grandes
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
½ xícara de leite


todos os ingredientes e as maçãs já cortadas e de molho no suco de limão para não escurecerem. Eu usei maçã granny smith para não ter um bolo muito doce


manteiga batida com o açúcar até ficar clarinha. Depois acrescenta os ovos e o extrato de baunilha. Como não tinha mais extrato de baunilha em casa (nem baunilha de verdade), usei baunilha em pó


juntando os ingredientes secos aos úmidos. E, por último, o leite.


Fôrma untada e granulada com açúcar cristal (que cria uma crosta doce). Fica desse jeito.


e depois de assado (forno à 230°c por 30 minutos)… com as maçãs desaparecidas =o/

5 comentários sobre “A Bélgica e o bolo de maçã

  1. coisas misteriosas tb acontecem na minha vida todo momento, essa semana o microondas e 1 laptop simplesmente pararam de funcionar…Sem razao,estouros,alardes, nada…silenciaram…encerreram suas atividades misteriosamentes tb…
    sera q tento esse bolo???darei conta??

  2. Que delicia Fee! Pensava que a torta de maca Belga era igual a Holandesa mas pelo o visto me enganei. Desculpa nao ter respondido seu e-mail. Essa semana no trabalho tive tantos cursos que mal pude ir ao banheiro. E cheguei em casa morta todos os dias… te respondo nesse findi. Beijao

  3. Passa a parte de baixo da maçã na farinha que ela não afunda. Pelo menos eu faço assim com outras frutas e funciona. Bjs, Dri

  4. Parece bom! Vamos ver se tomovergonha na cara. Morro de preguiça de fazer bolo. #vergonha! rs

    bjos

  5. desculpa !mas esse bolo promete !vou fazer na proxima semana beijos

Deixe um comentário