Dicas – Londres

Londres é uma dessas cidades que, não importa quantas vezes você já foi lá, alguma coisa sempre vai ser diferente na próxima viagem.
Nessa viagem não deu para fazer boa parte da nossa programação pq a Rafa não aguentou o pique. E, como os nossos amigos estavam visitando Londres pela primeira vez, não tinha como fugir dos passeios mais óbvios (e próximos ao hotel). Então assim, novidades mesmo não tenho muitas, mas ainda assim dá para fazer uma listinha com dicas sobre as coisas que mais me chamaram nessa viagem:

– compra de bilhetes de ônibus
Eu gosto de andar; prefiro andar 5km do que percorrer o percurso por metrô ou ônibus, então só usamos o transporte público se realmente for necessário. No sábado tivemos que interromper o nosso passeio quando chegamos na Westminster Abbey pq já estávamos sofrendo carregando a Rafa dormindo (e tinha começado a chover de novo), então ao invés de andar até o hotel (na Tower Bridge Road), resolvemos pegar o primeiro ônibus que nos deixasse próximo ao nosso destino.
Andar de ônibus em Londres é super fácil: vc encontra todos os horários e rotas dos ônibus impressos e colados em cada ponto de embarque. Dentro do ônibus tem uma tela que mostra qual será a próxima parada (que também é anunciada em voz alta).
Fácil, fácil.
Agora, uma coisa que parece ter mudado desde nossa primeira viagem:
Não se pode comprar a passagem com o motorista. Bilhetes de ônibus são vendidos em maquininhas (que são idênticas as maquininhas que temos aqui para pagar estacionamento na rua) que estão dispostas perto dos pontos (não tem como não encontrar).
Uma coisa que eu achei chato: essas maquininhas só aceitam moedas (e nem adianta pedir ao motorista do ônibus para trocar o dinheiro pra vc, pq ele não pode). O lado bom é que a maioria dos estabelecimentos me parecem trocar o seu dinheiro por moedas sem maiores problemas (tenta aqui na Bélgica entrar numa loja e pedir pra moça do caixa trocar o seu dinheiro pq vc precisa de moeda!!!).

– metrô
Na segunda-feira nós queríamos ir na Baker Street, então o mais fácil seria pegar um metrô na estação de Tower Hill. Isso seria se o metrô estivesse aberto!
O metrô estava fechado durante o feriado (só não sei se era por causa de greve ou por causa de trabalhos na estação), mas uma coisa bem legal é que vc sempre encontra funcionários do metrô logo na entrada para te dar informações sobre qual linha você deve pegar para chegar ao seu destino.
(muitos mapas têm também impresso o mapa das linhas de metrô. De qualquer forma não é difícil encontrar esses mapinhas mostrando todas as linhas, eu peguei o nosso na King’s Cross, mas acho que você os encontra em todas as estações perto do guichê para comprar os bilhetes)

– ingressos online
Quando se viaja para uma cidade grande e turística como Londres, a chave é se planejar e tentar deixar tudo organizado, comprado e pago antes de vc ir (principalmente se você quiser ir em uma das atrações muito turísticas).
Super de repente resolvemos que queríamos ir no museu Madame Tussaud’s na segunda-feira. Pensem, segunda-feira, feriado, quase nada aberto e o último dia de um final de semana super prolongado. Já devíamos ter previsto que ia dar m*rda.
A fila para compra de ingressos estava ridiculamente grande!!!! MUITO grande!!
Depois da fila para compras de ingressos ainda tinha uma fila para entrar que não deixava nada a desejar à primeira fila.
Quando fomos passar o final de semana em Amsterdam e queríamos ir no Anne Frank Museum, nós compramos os ingressos pelo site do museu e evitamos uma puta fila. Devíamos ter feito exatamente a mesma coisa para ir no Madame Tussaud’s.

– feriados mudam de país para país
Eu sou consumista e obviamente tinha uma lista gigantesca de coisas que eu TINHA que comprar em Londres (produtos de beleza), já estava sonhando com passeios pela Space NK, Boots, Selfridges, House of Fraser, Jo Malone …
Chegando lá no sábado a tarde percebi que na Inglaterra existe feriado de sexta-feira santa! E o pior, tb existe o feriado da segunda-feira pós-páscoa!! Ou seja, pensa rápido e responde quais lojas estavam fechadas no sábado a tarde!
Dei mole, achei que, já que na Bélgica a sexta-feira não é um feriado bancário, na Inglaterra tb não seria (afinal, Bélgica = Europa e Inglaterra = Europa, não é?!). Se tivesse feito uma pesquisa das mais básicas, saberia disso e teria me preparado emocionalmente para chegar na Space NK e dar de cara com as portas fechadas.
(agora tô aqui sofrendo para descobrir onde achar Kate Somerville na Bélgica e em dúvida se vale a pena comprar produtos na Space NK “online” quando eles demoram até 28 dias úteis para entregar)

– ainda sobre feriado: eu achei incrível ver TODOS os restaurantes fechados na segunda-feira, mas encontrar vários supermercados (eu só prestei atenção nos Tescos) abertos!
Quando estávamos andando em direção à estação de Tower Hill eu estava me conformando que passaria fome naquele dia, afinal até o Starbucks da Tower Bridge estava fechado às 10:00 da manhã! No caminho de ônibus para a Baker Street passamos por vários Tescos abertos (e pubs e restaurantes na estação de trem).
Felizmente o café anexado ao Madame Tussaud’s estava aberto e conseguimos sentar um pouco para comer.

Acho que foi só isso … quando eu lembrar de mais coisas eu posto.
P.S.: eu já coloquei as fotos no Orkut.

7 comentários sobre “Dicas – Londres

  1. Ai tadinha de você! Só de pensar que o paraíso Boots estava fechado me dá dó no coração, haha!
    Agora eu descobri que comprar na boots online é mto melhor! Tem tudo e é mais barato! Só n sei se eles entregam aí na sua casa.
    Beijos

    • Foi triste olhar para a cidade cheeeeeeeeeeia de Boots por todos os cantos e nenhumazinha estava aberta.
      Eu já procurei no site na Boots e não dá pra comprar online.
      A Space NK oferece envio para cá mas demora até 28 dias úteis … é espera DEMAIS para uma pessoa ansiosa aguentar!!

  2. Sou doida pra voltar a Londres! Estive lá 12 anos atrás. Uau! Faz tempo. Hahaha!

    Ficou fofa a fotinho de vocês 3!

    Beijo!

  3. Saudades de Londres amiga…
    Vi todas as fotinhas e amei, vcs estão lindos.

    Olha, pensei que tudo funcionasse no feriadi por aí, nesse quisito viva o RJ 🙂

    Bjokas

  4. Eu fui UMA vez pra Londres e amei! Eu amo de paixão as grandes cidades. Por ironia do destino, eu moro num cafundó! rs
    Amei Londres, e olha q foram 5 dias extremamente corridos e no fim nem passeamos muito pq não parava de chover… e forte. Acabei apenas deixando meus pais curtirem a Juju. Foi lá q eles a conheceram.
    Nem preciso dizer q morro de vontade voltar, né?

    Sobre feriados, nem vou comentar q aqui TUDO é fechado. Domingo idem. Detseto isso! Tô acostumada a ir ao shopping de domingo e tals. rs
    Mas os restaurantes abrem aqui… direto! Que loucura lá em Londres restaurante fechar. 😛
    bjos

  5. Olá, estive visitando o seu blog e li que jantou no fifteen. Tentei fazer a reserva pelo site, mas não consegui. Vou à Londres em junho, será que vc pode me ajudar?

    Obrigado

Deixe um comentário

