Testes em animais: vamos fazer alguma coisa?


Fonte

Posso confessar uma coisa?!
Eu sou daquelas que atravessam a rua quando vejo pessoas do Greenpeace e outras organizações do tipo. Mas talvez não pelo motivo que vocês estejam pensando …
Nunca procurei saber muitas coisas sobre crueldade animal e empresas que usam animais para testar seus produtos pq eu simplesmente tenho PAVOR de esbarrar com fotos que irão me traumatizar.
Então, para me sentir melhor comigo mesma, eu decidi ignorar o assunto e fingir que não é comigo. Ridículo, não?! Mas essa é a verdade.
Não me levem à mal, eu não sou uma pessoa completamente contrária ao meio ambiente e muito menos à causa animal, mas já passei dias inteiros chorando por causa das “propagandas” do Greenpeace e WWSF. Me dá uma crise de desespero enorme saber que tem pouquíssimo que eu posso fazer para ajudar esses bichinhos (eu faço minhas doações mensais a algumas organizações mas a gente nunca sabe se está ajudando MESMO, não é?).

Na semana passada eu me deparei com esse post no Lacquerized, e não é exagero falar que ele mudou a minha postura em relação à muitas coisas.
Foi então que resolvi perder o medo do site do Peta e fazer um pouco mais para ajudar uma causa que eu quero suportar de verdade.
Aqui embaixo vocês vão encontrar uma lista de empresas de cosméticos que garantem que todos os seus produtos (e ingredientes necessários para a conclusão de tais produtos) são “cruelty free”, ou seja, não são testados em animais.
É verdade que muitas marcas queridinhas não estão na lista (alô L’Oreal) e isso causa um certo desconforto, mas existem MUITAS marcas legais que compensam (M.A.C te amo!).

Abercrombie & Fitch
Aussie Mineral Makeup
Aveda
Avon
Baby Bliss
Bare Escentuals
bareFaced Mineral Cosmetics
Bath & Body Works
Bobbi Brown
Bourjois
The Body Shop
Bumble and Bumble
California Baby (o protetor solar hardcore que eu uso na Rafa é da California Baby e eu super recomendo)
Calvin Klein Cosmetics
Clarins
Clinique
Essence
Essie
Estée Lauder
Etos
Gosh Cosmetics
H&M Cosmetics
Hema/Miss Helen
Herôme Cosmetics
Jo Malone
L’anza
L’Occitane
LUSH
M.A.C.
Nars
OPI
Revlon
Sephora by OPI
Smashbox
SpaRitual
Too Faced
Urban Decay
Weleda

Pontos importantes:
* a lista inteira você encontra no site do Peta mas lembrem-se que algumas marcas européias não estão na lista por não serem comercializadas nos EUA (i.e. Etos);
* a L’Oreal Paris, a Lancôme, a Shu Uemura e mais algumas marcas da L’Oreal ainda conduzem testes em animais em alguma parte do processo de criação de seus produtos, mas antes de riscar a L’Oreal por completo da sua lista, pensem que a L’Oreal é GIGANTE e tb são donos da The Body Shop e da Essie. A solução é banir algumas marcas da L’Oreal da sua whish-list e esperar que eles tomem a decisão de ser completamente contra a violência animal;
* a partir de 11 de março de 2013 será proibido o comércio de produtos cosméticos ou de limpeza que usam animais para testar seus produtos em todos os países da União Européia (link direto);
* somente 6% dos testes realizados em animais são para fins medicinais. Ou seja, uma grande porcentagem de animais ficam cegos, sofrem queimaduras sérias e outras coisas horrorosas para que eu e você possamos ter menos rugas, ou um spray para limpar fornos que faça todo o trabalho por nós;
* a lista acima não retrata uma situação permanente; empresas mudam de política o tempo todo então não é impossível que uma empresa se declare “cruelty free” amanhã, por exemplo;
* eu não estou convocando ninguém para sabotar marca X ou Y. Cada um faz o que achar melhor e cada um tem sua opnião. A minha é de que eu não preciso de mais um Génefique para sobreviver quando posso tranquilamente comprar um produto tão bom quanto (Advanced Night Repair anyone?!);
* o post sobre o Génefique sumiu exatamente pela razão acima.

Anúncios

UPDATE: A primeira a gente nunca esquece …

De natal Mick me deu uma bolsa Marc Jacobs que eu estava namorando há meses mas estava com usuragem de comprar.

Depois disso eu resolvi que não ia mais comprar bolsas assim pr tipos, nem precisa né?!
Mas o problema é que a minha Marc Jacobs não é exatamente pau pra toda obra (ela é lilás e não dá pra combinar com tudo), então eu *precisava* de uma bolsa básica.
No Brasil eu testei a Speedy (Louis Vuitton) da minha amiga-irmã e já tinha me decidido por ela (pq tipos, tá aí uma bolsa que é forever classic & chic). Mas depois da viagem à Londres, eu fiquei na dúvida pq nunca vi tanta bolsa falsificada na minha vida!! Perdeu a graça.
Decidi optar por outra da Louis Vuitton: a Montorgueil

Mas antes de ir lá e comprar de fato, eu queria dar mais uma “volta” pelas lojas que me interessavam para ver se não ia me arrepender.
Então nesse final de semana aproveitei a visita da minha amiga super perua Marina e lá fomos nós bater perna pela Holanda para achar a bolsa perfeita.
Tipo, em um final de semana perfeito, regado de caipirinhas de morango, outras coisas nada light e muitas gargalhadas, eu já nem me lembrava da “preocupação” em encontrar a bolsa … até que rolou aquele momento todo “meus olhos encontraram os seus e então descobri o que era amor” hahahhaha

Minha primeira Prada!!!!!
Se me perguntasse qual objeto eu levaria se fosse para uma ilha deserta vcs têm a menor idéia de qual seria???? :p