Rebobinando os últimos três meses

Desde que eu voltei de Brasil resolvi seguir uma dieta decentemente (pq o verão ainda está por vir e pq eu odeio essa vida de ver que minha saia lilás linda está apertada em mim).
Aproveitei o jetlag que atrapalhou meu apetite e comecei a dieta na quarta-feira mesmo (eu havia chegado na terça).
Queria seguir a dieta de South Beach (pq eu acho que dá resultado rápido) mas eu não gosto de acordar cedo pra preparar café da manhã e prefiro comer meu biscoito de cereais toda santa manhã, sentada na frente do computador e lendo meus emails.
Decidi então optar pela velha e boa calculadora e sair contando calorias de tudo o que como.
Eu não vou dizer que contar calorias é um método infalível como muitas pessoas dizem pq tipo, essas pessoas sempre dizem que evitam comer muito pq se envergonham de anotar no caderninho o quanto comeram. Meu, se eu comi muito e sei que já ultrapassei as 1500 kcal (que é minha queima de calorias basal) eu simplesmente não anoto nada no caderno. Sem culpa, sem dor e sem vergonha (vê se eu vou ficar envergonhada comigo mesma quando o assunto era comer um brigadeiro!).
Outro ponto ruim de anotar caloria é que, as vezes, eu fico com preguiça de anotar e/ou pesquisar valores calóricos na internet.
Portanto, não, não é um método infalível. MAS, funciona para quem, como eu, não consegue seguir uma dieta pré-estipulada pq não é sempre que dá para preparar o jantar especificado; e também , quanto mais tempo eu me controlo para anotar tudo, menos chato eu acho (vc acaba incorporando tudo na rotina).

Cada um conta calorias como bem entende, e estipula seu mínimo e máximo como bem lhe convém. Não existem muitas regras e é isso que me seduz (repito: apesar da chatice de ter que anotar tudo e ficar fazendo pesquisa e contas).
Eu faço desse jeito:
1 – descubro qual é a minha queima calórica basal (ou seja, a quantidade de calorias que eu gasto em repouso).
A fórmula que eu uso é essa:
TMB = 655,1 + (9,56 x 67.5) + ( 1,85 x 178) – (4,68 x 26) = 1508 calorias

*TMB = taxa metabólica basal
67.5 = meu peso atual
178 = minha altura em centímetros
26 = minha idade

2 – sabendo o quanto você gasta em repouso, é mais fácil saber qual é o máximo que vc pode ingerir sem atrapalhar a perda de peso.
Eu estipulei o meu máximo em 1200 kcal, mas tento não ultrapassar 1000kcal diárias (hoje, por exemplo, eu devo ficar em 540 kcal).
E meu objetivo é chegar aos 63 kgs que eu pesava antes do inverno.

3 – eu *gosto* de comer, a verdade é simples assim. Eu gosto de sentar na mesa e comer. Gosto de pegar um pedaço de bolo quentinho, sentar em frente à TV e comer sem culpa (aí nisso eu geralmente como metade do bolo).
E eu sei que, quanto mais eu me privo de comer, pior é quando eu termino a dieta (pq aí eu quero comer o mundo em forma de chocolate). Exatamente por isso eu tenho um dia de “folga” da dieta, quando eu como tudo o que quero.
Por motivos óbvios, meu dia de folga é no domingo quando fazemos nosso brunch em casa.
Esse diazinho de liberdade, garante que meus outros 6 dias de privação corram bonitinhos e sem grandes tentações.

4 – eu simplesmente não vivo sem chocolate. Não dá, eu não sei passar 4 dias sem chocolate.
Então, contando as calorias, eu compenso uma coisa com a outra. Janto alguma sopa leve e depois posso comer um ovinho de chocolate que tem, em média, 55 kcal.

5 – meu metabolismo é meio louco. Ele é rápido, mas eu não vejo resultados na balança logo depois de alguns dias de dieta.
O que geralmente acontece comigo é: eu mantenho o exato mesmo peso por uma semana independente do quanto passei fome. Aí, vejo que perdi 500gr. Depois nada muda por mais uma semana. E de repente eu perco uns 3 kgs de vez sem ter mudado nada na dieta.
Então, para eu não desanimar, eu só me peso 1 vez por semana (segunda-feira de manhã).

6 – esse é o meu cardápio de hoje:
Biscoito Weight Watchers com cranberries e semente de girassol – 103 kcal
Sopa instantânea – 66 kcal
1 banana – 100 kcal
Sopa de cebola (feita em casa) – 80 kcal (eu tive que calcular todos os ingredientes que uso para chegar nesse valor)
1 fatia de pão multi-grãos – 66 kcal
1 potinho de Activia – 120 kcal
Total: 535 kcal