Festas no escritório

Aniversários na Bélgica não são muito diferentes de aniversários no Brasil (exceto por aniversários de criança), geralmente o pessoal sai para beber, jantar, dançar e por aí vai.
Como meu aniversário cai no inverno, eu prefiro fazer algo em casa … o que é menos comum, mas não é estranho (aaahhhh, só não tem bolo para cantar parabéns. E muito menos velas pra assoprar!).
A única diferença que eu vi aqui foi quanto às comemorações de aniversário nos escritórios.
No Brasil eu só trabalhei durante um ano, então fica fazer uma comparação, mas no escritório onde trabalhava, sempre que era aniversário de alguém, rolava um email para todo mundo perguntando quem é que queria participar de uma vaquinha para comprar presentes. No dia do seu aniversário vc ganhava um cartão assinado com o nome daquelas pessoas e o(s) presente(s) (– no dia do meu níver, minha amiga que comprou os meus presentes não sabia que ia rolar uma mini pressão para que eu abrisse todos dentro do escritório … só digo que abrir um pacote com um conjunto de lingerie vermelho de cetim não foi exatamente um dos meus momentos favoritos na empresa). Depois disso as comemorações meio que acabavam até dar a hora do happy hour.

Aqui na Bélgica o esquema é mais ou menos o mesmo.
A cada aniversário alguém manda um email para todo mundo avisando da vaquinha e até quando o dinheiro tem que ser entregue. Nesse email o pessoa que enviou também já avisa o que pretende comprar.
Em 99.9% dos casos o presente vai ser um vale-compras, mas nada impessoal. Rola uma pesquisa básica para saber o que você quer ou precisa (eu ganhei vale-compras do shopping em Wijnegem pq eu meio que sou a pessoa mais consumista do escritório; um colega que faz aniversário hoje ganhou um vale-compras de uma loja de artigos esportivos pq ele havia comentado que ia comprar uma bicicleta nova).
A diferença é que aqui você não só ganha, mas também tem que dar algo em troca.
No dia do seu níver vc *tem* que trazer alguma guloseima. Obviamente a escolha é sua, pode ser um bolo feito em casa, uma torta da padaria, os famosos koffiekoeken, doces, chips, etc …
Eu acho meio injusto vc ter que preparar algo (mesmo que seja ir na padaria) quando o aniversário é seu e vc não devia estar fazendo nada, mas tenho minhas suspeitas que sou a única que enxerga a injustiça nessa equação.

Outra coisa que ainda me choca é a obrigatoriedade de trazer algo para os outros colegas … é claro que vc pode esquecer e dizer que vai trazer no outro dia, mas é de bom tom que mande um email logo cedo explicando a situação.
No ano passado eu não tinha trazido nada pq queria comprar uma torta numa padaria famosa aqui perto. E, como eu iria estar com a torta aqui às 12:30, não achei que deveria mandar um email avisando … ahã.
Eu devo ter recebido umas 4 mensagens no Skype de colegas dizendo para eu me explicar logo pq ia “pegar mal com os colegas mais sensíveis”.

Eu ainda não posso dizer que todo belga é assim (doido!) pq no meu outro trabalho eu nunca deixei de levar algo cedinho, então nunca escutei reclamações/comentários (e eu nem pergunto pra Mick pq ele é a pessoa mais desligada do mundo pra isso e, mesmo que reclamem, ele vai ignorar), mas para evitar de hoje em diante eu sempre irei me explicar.

E vcs, como é a comemoração de aniversários nos escritórios onde vcs trabalham?